NOVAS TENDÊNCIAS NO EMPREENDEDORISMO
Empreendedores precisam estar de olho em
comportamentos que vieram para ficar. Conhecer as tendências pode determinar o
sucesso e o futuro do seu negócio.
O mundo pós-pandemia foi mesmo
alterado. Muitas mudanças e tendências que já vinham se manifestando antes do
coronavírus, e que se intensificaram durante a crise gerada por ele, vieram
para ficar. As alterações nos hábitos do consumidor, que passa a ter novos
comportamentos, determinando mudanças no mercado, interferem diretamente nos negócios.
Nesse sentido, conhecer, analisar e antecipar tendências é fundamental para prever o movimento futuro de um produto ou serviço no mercado, com base em dados e estatísticas, o que possibilita também definir estratégias de atuação.
Uma
pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
aponta algumas áreas que vão ser tendência em 2023. Estão entre
elas:
Infoprodutos
Produtos
de informação são materiais criados e distribuídos em formato digital,
geralmente cursos online, ebooks e mentorias, por exemplo.
É
um mundo cheio de possibilidades. O vídeo é a principal ferramenta para a
comunicação na era pós-pandemia. Uma das principais vantagens de criar um
produto digital é que os lucros podem ser escaláveis, porque as oportunidades
de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais.
Para
isso, é preciso conhecer seu público, conhecer seu produto, seus talentos, os
aspectos interessantes que você tem a oferecer que podem ser rentabilizadas
através de custos de acesso e até futuros patrocínios e parcerias com outras
empresas.
Delivery
Setor que cresceu exponencialmente por conta da pandemia. Porque o que antes era apenas uma comodidade tornou-se uma necessidade e, hoje, é quase impossível imaginar um negócio sem um serviço de delivery. À medida que as compras on-line se impuseram durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega.
Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença digital. Mesmo que as atividades presenciais retornem gradativamente, ainda há muito mercado a ser explorado para garantir que os serviços continuem melhorando.
Tecnologia
Com
a aceleração da força do ambiente digital, muitas empresas, de todas as
esferas, precisam se reinventar digitalmente, e isso também pode acontecer com
o seu empreendimento.
Um
desses diferenciais é o omnichannel, que é a tendência de tentar estar presente
em todos os canais e redes sociais disponíveis. Agora, as tendências mudaram,
porque as empresas entenderam que atacar em todas as redes sociais ou
plataformas de vendas é um desafio para construir relacionamentos e
experiências emocionais com os clientes, então menos é mais. Aposte nos canais
certos.
Comentários
Postar um comentário