NOVAS TENDÊNCIAS NO EMPREENDEDORISMO

 




Empreendedores precisam estar de olho em comportamentos que vieram para ficar. Conhecer as tendências pode determinar o sucesso e o futuro do seu negócio.

O mundo pós-pandemia foi mesmo alterado. Muitas mudanças e tendências que já vinham se manifestando antes do coronavírus, e que se intensificaram durante a crise gerada por ele, vieram para ficar. As alterações nos hábitos do consumidor, que passa a ter novos comportamentos, determinando mudanças no mercado, interferem diretamente nos negócios.

Nesse sentido, conhecer, analisar e antecipar tendências é fundamental para prever o movimento futuro de um produto ou serviço no mercado, com base em dados e estatísticas, o que possibilita também definir estratégias de atuação. 

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta algumas áreas que vão ser tendência em 2023. Estão entre elas:  

 

Infoprodutos  

Produtos de informação são materiais criados e distribuídos em formato digital, geralmente cursos online, ebooks e mentorias, por exemplo.  

É um mundo cheio de possibilidades. O vídeo é a principal ferramenta para a comunicação na era pós-pandemia. Uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros podem ser escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais. 

Para isso, é preciso conhecer seu público, conhecer seu produto, seus talentos, os aspectos interessantes que você tem a oferecer que podem ser rentabilizadas através de custos de acesso e até futuros patrocínios e parcerias com outras empresas. 

  

Delivery  

Setor que cresceu exponencialmente por conta da pandemia. Porque o que antes era apenas uma comodidade tornou-se uma necessidade e, hoje, é quase impossível imaginar um negócio sem um serviço de delivery. À medida que as compras on-line se impuseram durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega.

Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença digital. Mesmo que as atividades presenciais retornem gradativamente, ainda há muito mercado a ser explorado para garantir que os serviços continuem melhorando. 

  

Tecnologia  

Com a aceleração da força do ambiente digital, muitas empresas, de todas as esferas, precisam se reinventar digitalmente, e isso também pode acontecer com o seu empreendimento. 

Um desses diferenciais é o omnichannel, que é a tendência de tentar estar presente em todos os canais e redes sociais disponíveis. Agora, as tendências mudaram, porque as empresas entenderam que atacar em todas as redes sociais ou plataformas de vendas é um desafio para construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes, então menos é mais. Aposte nos canais certos.


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